Para implementar o sistema de paginação, precisa incluir no seu loop o critério {pagination} como abaixo, por exemplo:
<B_page>
<nav role="navigation" class="pagination">#PAGINATION</nav>
<ul>
<BOUCLE_page(ARTICLES) {par date} {pagination}>
<li>#TITRE</li>
</BOUCLE_page>
</ul>
</B_page>
Pode consultar o uso da tag #PAGINATION, necessária para o mecanismo de paginação. Se o site tiver 90 matérias publicadas, o loop exibirá a lista das 10 matérias mais antigas, sobrepostas com links que apontarão para a página que exibirá as 10 seguintes, e assim sucessivamente. Esses links são numerados, como abaixo:
O número a partir do qual os resultados são exibidos é passado no URL pelo parâmetro {debut_page=x}, com o mesmo nome (aqui, "page") que o loop em questão. (Este parâmetro pode ser usado noutro loop através do critério clássico {debut_page,10}.)
Note: o número total de links exibidos é limitado; reticências permitem, se for o caso, sltar diretamente para o fim da lista, ou voltar para o início.
Alterar o passo da {pagination}
O número padrão de 10 elementos por página pode ser alterado por um parâmetro adicional no critério.
Assim:
<BOUCLE_page(ARTICLES) {pagination 5}>
#TITRE <br>
</BOUCLE_page>
retornará os títulos de cinco matérias a partir de debut_page.
O parâmetro em questão pode, ele mesmo, ser composto à vontade a partir de outras tags, particularmente #ENV{xx}, o que permite criar uma apresentação à medida bem completa.
Carregar o nome do argumento do URL
Um 3º argumento permite alterar o nome do argumento do URL que figura nos links de paginação, que servem para indicar qual a página de qual paginação esta a se exibida.
O nome dessa variável do URL é constituída por ’debut’ seguida do valor do 3º argumento, se estiver presente, ou do nome do loop, senão:
- debut_page no exemplo precedente;
- mas com {pagination 5, _exemplos} será debut_exemplos.