O critério {inverse} inverte a ordem indicada pelo critério que o precede. Por exemplo: se {par date} exibe os elementos a começar pelos mais antigos, {par date}{inverse} exibirá a lista a começar pelos mais recentes.
O critério {inverse} é, portanto, sempre usado em associação com um critério de ordenação previamente especificado. Ver também a página do critério {par ...}.
No caso em que o critério de ordenação é múltiplo, por exemplo: {par titre, date}, que pede primeiro uma ordenação alfabética dos títulos (de A a Z) e depois, para os títulos idênticos, uma (sub)ordenação por data (da mais antiga para a mais recente), a aplicação do critério {inverse} (escrevendo, portanto, {par titre, date} {inverse}) inverterá apenas a ordem do último campo de ordenação especificado (neste caso: date, que será ordenada da mais recente para a mais antiga) e manterá a ordenação padrão nos campos anteriores (neste caso: titre continuará ordenado de A a Z).
Se se quiser especificar uma ordem inversa para ambos os campos, será necessário escrever:
{par titre} {inverse} {par date} {inverse}
O critério {inverse} pode tomar como parâmetro qualquer tag para variar dinamicamente o sentido da ordenação.
Por exemplo, pode-se escrever:
<BOUCLE_exemplo(ARTICLES) {par #ENV{tri}} {inverse #ENV{senstri}}>
o que permite escolher a coluna de ordenação e o sentido da ordenação dados pelo URL; por exemplo: tri=titre&senstri=0 que equivalerá a {par titre} ou tri=date&senstri=1 que equivalerá a {par date} {inverse}.
Ver também o critério {par ...}