Características completas

Instalação

A instalação do SPIP é particularmente simples, em comparação com outros sistemas:

  • Nenhum conhecimento técnico especial é necessário (nem de PHP, nem de MySQL) para se proceder à instalação.
  • A configuração se faz diretamente online, através de uma interface muito simples (não é necessário, especialmente, modificar um arquivo de configuração com códigos obscuros).
  • Nós distribuimos uma versão única do SPIP; ela pode evoluir ao longo do tempo em função de melhorias, mas tomamos muita atenção para não complicar, não desenvolvendo «patches» que precisem ser procurados a torto e a direito (para adaptar o SPIP a um ou outro serviço de hospedagem, por exemplo).

Site público

O site público montado em SPIP oferece as seguintes características:

  • Interface inteiramente adaptável pelo webmaster sem conhecimento de PHP ou de MySQL; a inteface do SPIP é programável em HTML, ao qual nós acoplamos uma linguagem relativamente simples; o SPIP não impôe um layout rígido.

A interface em HTML clássica não é a única forma de navegação que se pode oferecer aos visitantes do site. As mesmas informaçẽos (o mesmo conteúdo) podem ser apresentadas em formatos muito variados. Pode-se, por exemplo, fornecer, além da navegação web clássica:
— fluxos de sindicação no formato XML/RSS,
— um calendário no formato iCalendar,
— e qualquer outro formato que se queira (XML, JSON, YAML...).

  • O SPIP possui um sistema de cache para cada página individual: as páginas são calculadas (a partir de informações da base de dados) individuamente, e armazenadas num arquivo de cache; desse modo, o servidor não se torna lento por um número alto de requisições ao MySQL, e o site fica sempre disponível, mesmo no caso de falha do servidor de base de dados.
  • O SPIP integra um pequeno motor de busca baseado por um sistema de indexação por paravras.
  • O SPIP dispõe de um módulo de compressão de scripts javascript e de folhas de estilo CSS que permite otimizar a velocidade de renderização da página.

A estrutura do site

A estrutura de um site em SPIP é construída sobre uma hierarquia de seções. Não há virtualmente limite de quantidade de seções: uma seção pode conter quantas subseções sejam necessárias, que podem, por sua vez, conter outras subseções etc. Desse modo se contrói a estrutura do seu site, encaixando as seções e subseções.

As matérias

O objeto principal que permite publicar informações no SPIP é a matéria. Pode-se colocar quantas matérias forem necessárias, seja em qual for a seção.

  • A redação das matérias é muito simples, acontecendo via interface gráfica online.
  • Uma matéria é constituída de diversos elementos que permitem estruturá-la: título, sobretítulo, subtítulo, descrição, introdução, texto principal, rodapé.
  • As regras tipográficas básicas são aplicadas automáticamente, de acordo com o idioma escolhido.
  • Atalhos mnemônicos auxiliam na formatação tipográfica, na criação de hiperlinks, de notas de pé de página... publicar uma matéria no SPIP é tão fácil quanto escrever um e-mail.
  • A interface gráfica permite incluir facilmente imagens nas matérias, e cada matéria pode ser identificada pelo seu próprio ícone.
  • Para cada matéria, pode-se vincular uma ou mais palavras-chaves.
  • A data de publicação é gerada automaticamente (podendo, no entanto, ser alterada, se necessário); uma segunda data pode ser associada a uma matéria, por exemplo, para indicar uma data de publicação original (por exemplo, de uma matéria publicada anteriormente numa revista impressa).
  • Redirecionamentos (matérias «fantasmas»): o SPIP permite criar matérias-fantasmas, integradas à estrutura do site e exibidas no conteúdo das seções mas que, na realidade, redirecional para uma página cujo endereço é especificado pelo redator (no mesmo site, ou mesmo em outro site externo). Esta função facilita a passagem de um site já existente para o SPIP, ao integrar conteúdos estáticos pré-existentes.

Os fóruns

O SPIP possui um sistema de fóruns.

  • Os fóruns podem ser associados às matérias (um fórum por matéria), às seções ou às notas. O webmaster poderá programar a sua interface para que cada matéria disponha do seu próprio fórum, ou para que diversas matérias de uma mesma seção compartilhem o mesmo fórum etc,
  • O SPIP permite escolher entre diversos tipos de fóruns: os fóruns «livres» (moderados a posteriori, as participações aparecem de imediato, os administradores podem eventualmente excluir em seguida uma mensagem indesejada); os fóruns moderados a priori (as participações só aparecem após terem sido validadas por um administrador do site); os fóruns por assinatura (cada participante deve, para poder postar, indicar o seu endereço de e-mail para receber uma senha que lhe permite postar suas participações).

O SPIP integra igualmente um sistema de fóruns privados, consagrados à discussão entre os diferentes redatores do site, na área restrita.

As petições

Uma matéria pode ser transformada em petição online em poucos clicks.

  • As petições do SPIP são validadas automaticamente por e-mail: um signatário recebe uma mensagem de confirmação que permite verificar a validade das assinaturas.
  • Pode-se configurar muito simplesmente o tipo de petição: restringir uma única assinatura por endereço de e-mail, requerer que um website seja indicado na petição (neste caso, a validade do URL é verificada automaticamente), aceitar ou não que mensagens acompanhem as assinaturas.

As estatísticas

O SPIP possui um sistema muito simplificado de estatísticas, permitindo avaliar a popularidade das matérias e seções.

Os redatores/administradores

Um site em SPIP pode ser gerenciado por uma única pessoa, ou ser realizado por um grupo de redatores.

-  O SPIP propôe dois níveis de acesso: os administradores, que gerenciam especialmente a estrutura do site e a validação das matérias, e os redatores, que propõem as matérias.

-  O número de redatores e administradores é ilimitado.

-  Pode-se oferecer aos usuários do site público a possibilidade de se candidatarem a redatores (o procedimento de inscrição é gerenciada automaticamente pelo SPIP).

-  Cada autor pode ter um logo pessoal transferível via interface (por exemplo, uma foto de identificação)

Sindicação

Os sites realizados em SPIP, WordPress ou outros sistemas, disponibilizam um arquivo dinâmico indicando as suas publicações mais recentes. O SPIP pode produzir tais arquivos bem como indicar as novidades de outros sites:

  • você pode incluir quantos sites sindicados desejar;
  • os sites sindicados são associados às seções do seu próprio site; dessa forma, pode-se vincular a uma seção temática os links para sites que tratem do mesmo tema da seção.

Interface gráfica do site público

A interface gráfica do site público é muito flexível. GRaças a uma linguagem muito simples (mas específica do SPIP), pode-se realizar praticamente qualquer tipo de interface gráfica.

Não particularmente necessário conhecer PHP e MySQL para realizar uma interface gráfica original em SPIP.

Interface da área restrita

A parte restrita que permite gerenciar o site possui uma interface gráfica completa, de utilização muito simples.

  • Esta interface se adapta em função das atividades de cada redator ou administrador, e em função da atividade do site. Assim, cada autor tem rapidamente acesso às suas próprias matérias, e as matérias propostas para publicação são destacadas para todos os usuários. Do mesmo modo, a interface é diferente para redatores ou administradores.
  • Cada usuário pode personalizar a sia interface. Pode-se escolher entre uma interface simplificada, que oferece apenas as funções principais, e uma interface completa. Pode-se igualmente modificar ligeiramente o layout gráfico da interface.

Configuração do site

Se a interface do site público e a gestão do conteúdo são, no SPIP, estritamente separadas (por exemplo, não se define a cor de fundo do site público na área restrita), é, no entanto, possível se configurar certos comportamentos do site na área restrita.

  • aceitar ou recusar certos elementos de conteúdo das matérias: pode-se escolher bloquear o uso de sobretítulo, subtítulo, descrição, introdução ou rodapé, ou a data de publicação anterior e as palavras-chaves.
  • configurar (ou desativar) os fóruns públicos;
  • indicar se os arquivos podem ser poblicados antes da data de publicação que se determinar (esta opção permite, por exemplo, sair de férias e programar o site para publicar matérias prédatadas durante a ausência);
  • desativar o sistema de notas (com efeito, certos sites sequer o usam; desativar permite simpplificar a interface para os redatores);
  • ativar ou desativar as estatísticas;
  • ativar ou desativar o motor de busca.

Acompanhamento editorial

Para facilitar o acompanhamento editorial do site, são oferecidas diversas opções:

As notificações

  • envio das contribuições dos fóruns aos autores das matérias; quando um visitante do site postar uma mensagem em uma matéria, o autor dessa matéria é avisado por e-mail, o que lhe permite acompanhar a atividade de sua matéria por e-mail;
  • acompanhamento da atividade editorial; se o site é fruto de uma equipe de redatores, pode-se enviar automaticamente os avisos importantes da atividade editorial a um endereço de e-mail (idealmente, uma lista de difusão); desse modo, quando uma matéria é publicada ou proposta papra publicação, os assinantes dessa lista serão informados;
  • aviso de novidades; o SPIP permite enviar automaticamente, com uma frequência especificada pelos administradores, uma mensagem compilando as úlltimas publicações do site.

As revisões

O SPIP popssui um módulo de revisão que permite consultar o histórico de alterações de um objeto editorial. Pode-se assim visualizar facilmente as adições, retiradas e contribuições dos redatores a uma matéria ou qualquer outro objeto editável.

Cópia de segurança e exportação da base de dados

O webmaster do site pode realizar uma cópia de segurança da sua base de dados (um arquivo de backup é criado no servidor); se o servidor permitir, esta cópia de segurança será realizada num arquivo comprimido, facilitando a sua transferência por FTP. Obviamente, o SPIP integra a função que permite importar um arquivo desses.

Plugins

As funções do SPIP podem ser expandidas por plugins. As instalações e atualizações desses plugins são feitas diretamente na área restrita.
Sobre este assunto, veja Installer un plugin ou Installing plugins.

Também é possível escrever os seus próprios plugins para adicionar objetos editoriais ao seu site.

Escolha dos URLs

Nos servidores compatíveis, o SPIP permite escolher o formato dos endereços do site público. Estes URLs podem ser editáveis ou personalizados.

Autor Ricardo Porto Publié le :

Traductions : عربي, català, corsu, Kréol réyoné, Deutsch, English, Español, فارسى, français, italiano, Nederlands, Nederlands, òc lengadocian, polski, Português do Brasil, Türkçe, українська