Carta de boas vindas ao SPIP

O que é o SPIP?

O SPIP é um programa livre que permite criar websites, disponibilizado sob a licença GNU GPL3.

O SPIP é desenvolvido e mantido pela sua comunidade, com carinho.

A comunidade

A comunidade SPIP é um coletivo informal, constituído pelas pessoas que contribuem para o projeto, em geral como, por exemplo e de modo não restritivo, desenvolvendo o programa e os plugins, traduzindo, produzindo gráficos, interagindo nos diferentes espaços da galáxia, ou dinamizando o grupo. Independente de qualquer associação, fundação ou empresa, a comunidade SPIP se organiza à volta do compartilhamento de todas essas contribuições.

Chamamos de "galáxia SPIP" ao conjunto de links oficiais mantidos pela comunidade. Pode se tratar de sites de documentação, de listas de discussão por e-mail, de fóruns, de ferramentas para o código-fonte... Estes links são listados num banner comum no cabeçalho dos sites, bem como no site bússola https://boussole.spip.net/

Chamamos de "equipe central ou "equipe nuclear" ao grupo de pessoas que mantêm e tomam as decisões sobre o núcleo do programa SPIP, bem como sobre os plugins e templates que são fornecidos por padrão. Novas pessoas são integradas por cooptação, ao longo do tempo. Uma lista dessa equipe pode ser encontrada na ferramenta de tickets. É esta equipe a que se pode juntar para sinalizar um problema ligado à segurança, no endereço spip-team@rezo.net.

Qualquer pessoa inscrita num site da galáxia ou numa lista de difusão do SPIP é considerada como participante da comunidade. Ela poderá encontrar ajuda, respostas às suas questões e pode ajudar outros usuários. Ela pode também colaborar na manutenção e na evolução do SPIP, de um dos sites da sua galáxia, ou de um dos seus plugins.

Objetivos e valores

Lembre-se que o SPIP é um programa livre, e que cada pessoa pode usá-lo e modificá-lo de acordo com a sua conveniência. Porém, qualquer participação deve ser feita respeitando os objetivos e valores promovidos pelo projeto inicial do minirézo, notadamente:

  • promover e defender a liberdade de expressão de todas e todos na internet;
  • desconfiança do dinheiro (leia esta página para mais detalhes);
  • o respeito à identidade de cada pessoa.

Isso implica, entre outros, um esforço para internacionalizar suas contribuições, garantir que a linguagem, o comportamento e o funcionamento escolhidos sejam abertos e acolhedores, empáticos, não-sexistas, non-racistas e que seja dada prioridade às necessidades associativas e coletivas sobre as necessidades do mercado.

Para seguir estas ideias e fazer com que o projeto exista dentro de um movimento mais amplo, a comunidade SPIP se insere na linha do código de conduta Contributor Covenant: https://www.contributor-covenant.org/fr/version/1/4/code-of-conduct

Funcionamento cooperativo e gestão de conflitos

Este código de conduta (Contributor Covenant) estabelece princípios para prevenis e ajudar a regular os problemas que possam surgir entre diferentes membros da comunidade.

Porém, em caso de conflito inter-pessoal, uma comissão de arbitragem pode ser acionada caso-a-caso, que deliberará em total consciência, baseando-se nos critérios definidos acima, dispondo de total liberdade.

Direito de autor

De acordo com o direito francês, qualquer contribuição partilhada na comunidade, seja de que natureza for, permanece como tal propriedade de quem a concebeu, mas funde-se na "obra coletiva" que é o projeto SPIP.

Todas as contribuições hospedadas pela comunidade são "livre" no senso da GNU (licenças ​GPL, ​LGPL, ​FDL sem seções invariantes, Art Libre, Creative Commons), de modo a se integrar no projeto global SPIP. Em particular, se a contribuição se baseia na adaptação de uma obra anterior, é conveniente se certificar das condições de licenciamento da referida obra.

... Bem vindo ao SPIP !

Autor Ricardo Porto Publié le :

Traductions : Español, français, Nederlands, Português do Brasil