Instalação do SPIP

install0/Configurar os direitos de acesso

Preliminar: Configurar os direitos de acesso

Ao instalar o SPIP no seu servidor, ou usar uma instalação compartilhada do SPIP, nem sempre será possível criar os "diretórios de dados" com os direitos corretos. Neste caso, deverá intervir, usando o seu programa de FTP ou de SSH habitual, para "ajustar os direitos de acesso" manualmente.

Esta operação diz respeito a quatro diretórios, que lhe serão indicados pelo SPIP. Isto varia, se o SPIP esta a ser usado em modo compartilhado ou não, e segundo as versões do SPIP; após o SPIP 1.9, esses diretórios são: IMG, tmp, config e local.

Os programas ("clientes") de FTP têm funcionamentos diferentes, mas o procedimento é geralmente o seguinte:

-  selecione o diretório para o qual quer alterar os ïreitos de acesso";

-  localize no seu programa de FTP uma função chamada "alterar (ou modificar, ou ajustar) os direitos de acesso";

-  se esta função tiver disponível uma interface gráfica, deve marcar a caixa correspondente a "Escrita" para o utilizador "Outros" (ou "Todos os utilizadores"):

-  se esta alteração for feita em modo "texto", a configuração numérica é "777".

Após ter feito esta operação para cada diretório indicado pelo sistema de instalação, recarregue a página e o procedimento será retomado automaticamente.

install1/Sua conexão SQL

Sua conexão SQL

Esta etapa consiste em indicar as informações necessárias à conexão do SPIP ao servidor SQL.

-  Endereço da base de dados: de acordo com as escolhas do seu alojamento web, esta informação será apenas "localhost", ou o endereço do seu site (exemplo.com).

-  O login de conexão: frequentemente é o mesmo login usado para a transferência dos seus ficheiros por FTP.

-  A palavra-passe de conexão: frequentemente é a mesma palavra-passe usada para o seu acesso por FTP ao site.

-  Estas informações não são inventadas: se não as conhece, é porque o seu alojamento não as forneceu. Portanto: se N#ao tem estas três informações em mãos, não poderá continuar.

-  Estas informações são-lhe fornecidas pelo alojamento do seu site: para obtê-las, deverá contatar diretamente o serviço de alojamento web (não peça à equipe de desenvolvimento do SPIP para fornecê-las, não as conhecemos!). Alguns alojamentos fornecem essas informações no manual de uso online.

-  Note ainda que, frequentemente, é preciso solicitar ao seu alojamento que ative o seu acesso SQL, ou efetuar você mesmo uma operação específica para esse fim. Vários alojamentos anunciam um serviço dotado de uma base de dados SQL sem ativar automaticamente essa conexão na abertura da conta; uma ação adicional da sua parte (após a abertura da sua conta no alojamento) é frequentemente necessária. Neste caso, consulte a documentação do seu alojamento para saber como ativar a sua conexão SQL. (Novamente: a equipa do SPIP não tem como ajudar.)

install2/Escolha da sua base

Escolha da sua base

-  Deve indicar o nome da base de dados que lhe foi atribuída pelo seu alojamento. Esta informação é fornecida pelo alojamento: se não a tem, peça-a ao serviço de alojamento, ou consulte a documentação online do alojamento (é inútil pedi-la à equipa de desenvolvimento do SPIP, não conhecemos essa informação).

-  Frequentemente essa informação corresponde ao login da sua conta do alojamento (aquela que usa para conectar-se ao seu site por FTP).

-  Primeira possibilidade (mais comum): uma lista de contas é exibida (às vezes um tanto longa, segundo a configuração definida pelo seu alojamento). Entre as contas indicadas, apenas uma corresponde à sua, bastando selecioná-la e validar para passar à próxima etapa.

-  Segunda possibilidade: um único nome correspondente à sua conta é exibido (o seu alojamento configurou o sistema para que apenas a sua conta seja exibida automaticamente). Fácil: selecione essa conta e valide.

-  Terceira possibilidade (geralmente em alojamentos para profissionais, ou se é uma máquina para a qual tem direitos elevados): deve criar a sua própria base. Neste caso (após ter verificado atentamente se a conta que quer criar não existe na lista acima), pode indicar o nome da sua preferência no campo "Criar uma nova base".

-  Última possibilidade (falha): a sua conta não aparece na lista proposta, e não poderá criá-la você mesmo. É bem raro: significa que o seu alojamento criou para si um acesso ao servidor da base, mas esqueceu-se de criar uma conta. Neste caso, deverá consultar diretamente o seu serviço de alojamento.

install5/Informações pessoais

Informações pessoais

Esta etapa é bem simples, mas deve ser realizada com atenção. Com efeito, é ela que determina os seus identificadores de conexão ao seu próprio site! Se avançar apressadamente, corre o risco de não conseguir conectar-se...

Note que, uma vez o seu site instalado, poderá alterar essas informações.

-  Sua identidade pública: é o que aparecerá como assinatura das suas matérias.

-  Os seus identificadores de conexão: aqui, trata-se dos identificadores que você escolherá para conectar-se ao seu próprio sistema SPIP. Estas informações não precisam ser idênticas às que o seu alojamento lhe forneceu para a sua conta de FTP. Pelo contrário, recomendamos fortemente não usar os mesmo identificadores para o seu acesso ao SPIP (que poderá escolher livremente) e para a sua conexão FTP (impostos pelo seu alojamento).

ftp_auth/Vérification par FTP

Autenticação por FTP

Algumas funcionalidades do SPIP influem diretamente na estrutura e no próprio conteúdo da base de dados (nomeadamente: atualização, backup e restauro da base...). Para estas funcionalidades particularmente sensíveis, foi adicionado um procedimento de identificação por FTP, para restringi-las às poucas pessoas com acesso ao servidor do site por FTP (geralmente, se um site pode comportar vários administradores do SPIP, o acesso por FTP é reservado a um webmaster principal).

Para usar essas funcionalidades, deve, simultaneamente:

erreur_mysql/Um problema de template?

Um problema de template?

Quando o SPIP depara-se com um erro na sua comunicação com a base de dados SQQL, exibe no ecrã a solicitação que falhou, bem como a mensagem de erro enviada pela base de dados (em vermelho).

O problema pode ser causado por:
-  um erro na definição do seu template, se está a fazer alterações no seu site;
-  um problema da base de dados.

Por exemplo, uma mensagem do tipo
> Unknown column 'articles.chapi' in 'where clause'
assinala que o loop usou um critério de seleção (chapi) que não foi previsto.

Ao contrário, uma mensagem do tipo
> Can't open file: 'spip_articles.MYD'
assinala um grave problema da própria base de dados SQL: veja com o seu serviço de alojamento para que ele revise a sua instalação e/ou repare a sua base de dados. Pode também tentar uma auto-reparação da base (se a sua base o permitir).