SPIP

[ar] [ast] [bg] [br] [ca] [co] [cpf] [cs] [da] [de] [en] [eo] [es] [eu] [fa] [fon] [fr] [gl] [id] [it] [ja] [lb] [nl] [oc] [pl] [pt] [ro] [ru] [sk] [sv] [tr] [uk] [vi] [zh] Espace de traduction

Download

Links que abrem uma nova janela

Novembro de 2012

Todas as versões desta matéria:


Muitos internautas e webmasters (principalmente entre os iniciantes) preferem que certos links dos sites abram, forçosamente, uma nova janela do navegador. A equipe do SPIP, como muitos outros, acha que isso ruim.

-  Nos casos onde é absolutamente necessário, é preciso montar o link em HTML, à mão, sem passar por um atalho SPIP. Para forçar a abertura de um link numa nova janela, basta incluir o atributo HTML target avec la valeur _blank, desta maneira: <a href="pagina.html" target="_blank">título do link</a>.

-  Contudo, para tentar facilitar a vida dos webmasters que querem absolutamente esta funcionalidade, existe um filtro |liens_ouvrants (incluido nos gabaritos) que faz «saltar» todos os links externos montados pelo atalho SPIP [título->http://www.uzine.net/spip].

Histórico: Ao longo do desenvolvimento do SPIP, por volta de setembro de 2002, nós testamos a iideia de um atalho de link suplementar, ideia que abandonamos após cuidadosa reflexão: não voltará mais ;-)

Os outros métodos devem ser evitados, porque:

  1. Um hack dos atalhos SPIP, que se pareça com qualquer coisa do tipo [texte->URL" target=..."] é às vezes assinalado nas listas de discussão do SPIP como uma «solução». Esta é a pior* das soluções. Com efeito, se algum dia for necessário que alteremos algo no atalho de links (talvez, por exemplo, integrar os links numa tabela e os verificar periodicamente), os que usaram este hack correm o risco de ter problemas com os seus links.
  2. O atalho [texto->>link], que foi testado entre 21/09 e 13/12 2002, nas versões de desenvolvimento, não foi satisfatório. Ele introduziu demasiados problemas de controle para os webmasters que não queriam este tipo de link.

A solução correta, repetimos, é não usar links que abram numa nova janela; a outra possibilidade, menos correta, é adotar a abertura de nova janela sistematicamente nos links externos, usando para isso o filtro|liens_ouvrants.

Enfim, para os que quiserem respeitar a validação W3C do HTML, é possível ativar os links em nova janela com uma linha de jquery :

$('a.spip_out,a.spip_url,a.spip_documents').attr("target", "_blank");

Visualizar o template desta página Site realizado com SPIP | Espace de traduction | Espaço privado